Exportando 100% da produção, tendo a Grã-Bretanha como seu principal mercado, Manuel Fernando Azevedo, S.A. foi fundada há mais de 20 anos como um projeto familiar, no norte de Portugal.
Hoje em dia é tida como a maior fabricante de meias, tanto funcionais como técnicas, na Europa Ocidental, trabalhando com marcas globais e de grande nome.
A MFA tem 500 teares e em 2015 produziu 24 milhões de pares de meias.
Para a Manuel Fernando Azevedo, S.A. é muito importante que exista uma política de redução dos efeitos nocivos para o ambiente, pelo que tem vindo a adquirir competências no âmbito da gestão energética, bem como a desenvolver uma política cada vez mais rigorosa na gestão de resíduos.
Cada vez mais se procura recorrer à utilização de matérias-primas que permitam a redução da pegada ecológica, medida que se reflete numa significativa vantagem competitiva junto do mercado das grandes marcas que hoje em dia, optam por mensagens e práticas de sustentabilidade ambiental.
A empresa pertence à FLA (Fair Labor Association) tal como a Puma World Cat, a Adidas e a Nike, o que a torna socialmente responsável e cumpridora de uma série de regras sociais, laborais e de direitos humanos. Encontra-se também em processo de adesão ao programa BSCI (sistema Europeu de monitorização social para origens éticas).
A MFA é uma empresa que está organizada em função dos padrões dos seus clientes e que é periodicamente auditada, de forma a manter a certificação como fornecedora. É também certificada pelo Oeko-Tex Standard.
Aqui, os consumos energéticos são maioritariamente elétricos, sendo 89% deste consumo relativo à atividade de produção (30% compressores, 28% teares, 37% aspiração/ventilação e 6% iluminação). Estes valores são resultado de uma auditoria para sustentar a instalação de um mini sistema produção de energia através de painéis solares fotovoltaicos. O mesmo é agora constituído por 1036 painéis solares, instalados na cobertura da fábrica e preparados para gerar 200KW/h de energia. A produção autónoma de energia teve início a junho de 2013.
Atualmente, deu-se início a um estudo preliminar para a instalação de uma outra central fotovoltaica (mini geração) nas suas novas instalações em Avidos (Famalicão), para se poder apurar a sustentabilidade da mesma.
Outra medida adotada, na unidade de Palmeira (onde existem 328 teares circulares distribuídos por três salas), foi a substituição das 350 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de tecnologia LED, o que permitiu uma poupança de energia de aproximadamente 60%.
A MFA acredita que mais do que responsabilidade ambiental, tem a responsabilidade social de fazer a diferença.